data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Chegou a vez de vacinar os adolescentes em Santa Maria. Quem tem 16 e 17 anos e nenhuma comorbidade, tomará a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até a chegada do derradeiro dia de imunização, decisões deixaram dúvidas se a campanha continuaria ou, no caso de Santa Maria, começaria para grupo.
OS IMPASSES
Primeiro, o Ministério da Saúde passou a não recomendar a vacinação de menores de 18 anos sem comorbidades. Na última quarta-feira, recuou e voltou a recomendar o uso do imunizante para o grupo. As voltas foram justificadas com a morte de um adolescente de 16 anos em São Bernardo do Campo (SP), que ficou comprovada não estar relacionada com o uso da vacina. Nesse meio tempo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) garantiu que iria continuar enviando doses para vacinar o grupo. É justamente com a chegada mais recente de doses que, em Santa Maria, a ação desde sábado foi ampliada e vai atender 16 e 17 anos.
Famílias da região foram as que menos tiveram queda de renda na pandemia
VACINAÇÃO
São cinco locais para aplicação de doses, na área central e nas regiões Sul, Oeste e Leste e um total de 4,8 mil doses serão disponibilizadas. A vacinação ocorre das 8h ao meio-dia.A Pfizer, único imunizante autorizado no Brasil para menores de idade, será usada. Por causa disso, especialmente neste sábado, não serão vacinadas outras pessoas de mais idade, como em ações anteriores. Somente os adolescentes, com idades de 16 ou 17 anos, tomarão a vacina. No sábado, a prefeitura deve anunciar o cronograma de vacinação dos outros dias e poderá prever vacinação para essa ou uma nova faixa etária.
AUTORIZAÇÃO
Um alerta importante é a autorização, por escrito, para a imunização do adolescente. Pai, mãe ou responsável terão de assinar o documento, que deve ser entregue impresso no local de vacinação. Clique aqui para acessar o documento. Também é preciso levar documento e CPF.
VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 16 E 17 ANOS
Quando - neste sábado, das 8h ao meio-dia
O que levar - documento com foto + CPF + autorização
Locais de vacinação:
- Colégio Estadual Manoel Ribas (Rua José do Patrocínio, 85, Bairro Itararé) - 1.000 doses
- Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217, Bairro Centro) - 1.000 doses
- Escola Estadual Margarida Lopes (Rua Gonçalves Ledo, 565, Bairro Camobi) - 1.000 doses
- Escola Estadual Augusto Ruschi (Rua Paulo da Silva e Souza, Bairro Juscelino Kubitschek) - 800 doses
- Escola Municipal São Carlos (Rua Agostinho Scolari, 546, Vila Urlândia) - 800 doses